terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Governador Camilo Santana vai propor fusão política entre oposição Savio/Diego e situação Sergio Rufino

Por Rárisson Ramon


A política ipuense começa a provocar reflexos na política estadual. Sabe-se que os tradicionais grupos de oposição e situação pertencem à base aliada do Governador Camilo Santana (PT). Desta feita em um eventual cenário de disputa eleitoral entre ambos os grupos dicotômicos, o Governador teria que permanecer neutro para não ter seus interesses eleitorais comprometidos no pleito de 2018.

Aonde entraria essa ideia de propositura de fusão? Bem, no município de Ipu existe um terceiro grupo político que tem como pré-candidatos a Prefeito o atual Vice-Prefeito Dr. Carlos Eduardo (SD) e o edil Adriano Melo (PV). Carlos Eduardo já integra o grupo opositor ao Governador Camilo Santana, enquanto Adriano Melo está na iminência de compor tal grupo. Assim sendo, a oposição estadual teria um palanque eleitoral em Ipu.

Políticos da esteira de Eunício Oliveira (PMDB), Tasso Jereissati (PSDB), Moses Rodrigues (PPS), Genecias Noronha (SD), dentre outros, irão apoiar o eventual candidato do terceiro grupo, onde alguns denominam de “terceira via”, assim sendo, o terceiro grupo terá o palanque reforçado pelo grupo estadual opositor ao Governador.

Não restaria alternativa a não ser o Governador propor essa fusão entre Sávio/Diego com o Prefeito Sérgio Rufino, embora as chances de junção sejam remotas. Isso por conta da rivalidade histórica entre os dois tradicionais grupos. Tal cenário favoreceria ao terceiro grupo por conta das inúmeras dissidências de eleitores que não concordariam com essa fusão.

Há quem sustente a tese que o Governador Camilo Santana estaria mais próximo da tradicional oposição por conta da relação com o Deputado Estadual Sérgio Aguiar (PROS) e iria preferir ter essa inclinação, caso o terceiro grupo receba esse apoio maciço da oposição estadual. Se tal fato vir a acontecer, o Prefeito Sérgio estaria desprestigiado e as chances de dar seguimento ao projeto de reeleição comprometido. Será se isso não é um dos motivos do silêncio do prefeito? Quem sabe!


Se analisarmos de forma mais profunda e dentro de um cenário favorável, a eleição municipal em Ipu poderá ser uma prévia da sucessão estadual.